Um estudo de teste de produto visa por meio de interação com potenciais compradores avaliar um novo ou modificado produto. Um teste de produto não pode ser realizado de forma plena sem que exista contato com ele.
Existem diversas formas de se conduzir um estudo de teste de produto. Por exemplo, a interação assistida, onde a avaliação do produto ocorre na presença do pesquisador e eventualmente da sua própria equipe de desenvolvimento e marketing. Igualmente, pode acontecer de forma não assistida, onde o consumidor recebe o produto, faz uso por determinado tempo e realiza uma avaliação.
Dessa forma, seja qual for o modelo operacional, as pesquisas de teste de produto precisam ir além de elementos de design e funcionalidade.
Elas devem avaliar a embalagem, os elementos de diferenciação, componentes básicos, esperados e avançados, assim como a relação de preço x desempenho.
Similarmente, apresentação e informações sobre o produto, aspectos sensoriais e utilitários, por exemplo, também devem ter seu peso no processo de avaliar todo o composto do produto.
Em suma, ele é uma metodologia de pesquisa que permite às empresas coletar informações qualitativas e quantitativas sobre o comportamento potencial de consumo/utilização do consumidor, preferências e reações sobre um produto.
Os testes ainda podem acontecer de forma individual ou em grupo, acompanhados presencialmente ou mesmo virtualmente. É fundamental que especialistas em marketing acompanhem este estudo, trazendo uma visão ampla e profunda na avaliação do produto.
Empresas comprometidas com rigorosos testes de produto e melhoria contínua do mesmo podem, na maioria dos casos, alcançar superioridade do produto sobre seus concorrentes.
A superioridade do produto, por sua vez, ajuda a fortalecer a participação da marca, amplia os efeitos positivos de todas as atividades de marketing. Muitas vezes permite também que o produto superior comande um preço premium em relação aos concorrentes.
Para determinar a melhor forma de conduzir um estudo de teste de produto, converse com um de nossos especialistas e desenvolva um plano assertivo e seguro para sua avaliação.
"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"
A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.
Saiba MaisA netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.
Saiba MaisO envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Saiba MaisUm dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.
Saiba MaisAo mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.
Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
Saiba MaisNossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.