Existem duas perguntas fundamentais para definição de uma estratégia organizacional. Qual é o nosso futuro? Quais são os possíveis cenários?
Saber o que está por vir e se preparar para o futuro permite às organizações antever e atuar de forma mais assertiva ao longo de sua jornada.
A análise de tendências é uma ferramenta estratégica muito comum para entender a maturidade do mercado (ou seja, se o mercado está em uma fase de crescimento ou declínio). Da mesma forma, ela pode ser usada para avaliar o potencial futuro do mercado e a posição geral de uma empresa no mesmo.
Os estudos de tendência de mercado visam por meio de uma compreensão aprofundada da dinâmica do mercado.
Para tal, verificam-se variáveis econômicas, de infraestrutura, legais (legislação), quadro político, demografia, perspectivas de consumo e mudanças de comportamento dos consumidores.
Igualmente, dados de consumo e rearranjo de mercado, por exemplo, são considerados para gerar uma projeção de futuro. Por vezes, pode-se ainda considerar dados sobre o mercado externo e que tenham relativa influência sobre um mercado ou organização específica.
A tendência de mercado precisa ser conduzida por uma equipe multidisciplinar, com profundo conhecimento.
Também é importante envolver conversas com especialistas em cada perspectiva de influência sobre um negócio ou mercado específico.
O Instituto Olhar atua de forma dinâmica, com profissionais altamente capacitados e experiência para condução de estudos com alto nível de complexidade.
Converse com um de nossos especialistas e entenda um pouco melhor como podemos construir uma base de dados e análises para entender o seu mercado futuro.
"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"
A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.
Saiba MaisA netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.
Saiba MaisO envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Saiba MaisUm dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.
Saiba MaisAo mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.
Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
Saiba MaisNossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.