Conquistar a lembrança e o reconhecimento da marca pelo público é um dos principais objetivos do trabalho de marketing.
Uma empresa sem identidade, sem diferenciais e sem reconhecimento nunca será nada além de mais uma no mercado.
O trabalho de posicionamento fixa na mente dos consumidores os diferenciais ou vantagem potencial de uma empresa sobre as outras.
Ele auxilia também na melhor definição do planejamento estratégico e diferenciação de marketing.
Dessa forma, o posicionamento competitivo consiste em definir como você irá “diferenciar” sua oferta e criar valor para seu mercado. É um processo de esculpir um lugar no cenário competitivo, apresentar sua oferta e ganhar a mentalidade no mercado.
O posicionamento de uma organização deve acompanhar os movimentos de mercado e as prioridades dos consumidores, pois alguns diferenciais podem não se sustentar por muito tempo. O monitoramento do ambiente econômico, dos concorrentes, novos produtos, novas tecnologias, mudanças nas exigências e interesses do consumidor podem conduzir a uma mudança de estratégia.
Existem diversas formas de conduzir estudos de posicionamento competitivo e diferenciais de mercado, variando de acordo com o objetivo.
Uma empresa pode, por exemplo, verificar o reconhecimento do posicionamento perante seu público-alvo. Da mesma forma, ela pode também comparar a concorrência e por vezes identificar os diferenciais mais valorizados pelos consumidores para se readequar o mercado.
Seja qual for a premissa do estudo, o Instituto Olhar possui em sua equipe professores, mestres e doutores especialistas em marketing. Nosso objetivo é auxiliar na construção de um processo de pesquisa robusto e assertivo.
Converse com um de nossos especialistas.
"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"
A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.
Saiba MaisA netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.
Saiba MaisO envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Saiba MaisUm dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.
Saiba MaisAo mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.
Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
Saiba MaisNossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.