Lealdade e envolvimento do cliente




About

O envolvimento representa o nível de importância que um determinado produto ou processo de decisão de compra assume para o consumidor. Enquanto alguns comportamentos de compra são decididos em segundos e a partir de pouco esforço (baixo envolvimento), outros demoram longos períodos e envolvem um nível de complexidade muito alto (alto envolvimento).
De um modo geral, o principal elemento para verificar o nível de envolvimento do consumidor é o risco percebido.




About

Contudo, é importante salientar que existem três tipos de risco envolvidos ao longo das atividades de consumo:

  • Risco financeiro: medo de empregar mal o dinheiro;
  • Risco funcional: medo de comprar um produto ruim ou que não atenda às expectativas utilitárias;
  • Risco Social: medo ou insegurança quanto aos efeitos da compra, na sua imagem.



About

O nível de envolvimento, portanto, afeta decisivamente o comportamento de compra.
Os principais fatores influenciados pelo nível de envolvimento são: tempo gasto na compra; nível de pesquisa e comparação das ofertas; uso de opinião de terceiros; número de critérios usados na decisão e número de fontes de informação. Além disso, o tipo de fontes de informação utilizadas; número de pontos de venda pesquisados; e nível de esforço na compra também são influenciados.




About

Sabe-se ainda que o envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Nesse sentido, os estudos de lealdade e envolvimento do cliente permitem que os gestores de marketing conheçam o nível de esforço empregado sobre o processo de compra do seu produto e estabeleçam estratégias ao longo na jornada que facilitem o processo de decisão dos consumidores, como também proporcionem uma melhor experiência de compra e uso do produto para geração de satisfação e lealdade dos clientes.


Fale Conosco

Nossas soluções para o mercado


"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"

Mapa

Experiência do Cliente

Close

Experiência do Cliente

A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.

Saiba Mais

Netnografia

Close

Netnografia

A netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.

Saiba Mais

Tendência e Comportamentos de Compra

Close

Tendência e Comportamentos de Compra

O envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.

Saiba Mais

Brand

Close

Brand

Um dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.

Saiba Mais

Jornada do Cliente

Close

Jornada do Cliente

Ao mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.

Saiba Mais

Satisfação do Cliente

Close

Satisfação do Cliente

A medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.

Saiba Mais
Experiência do cliente e Opinião

Experiência do cliente e Opinião

Saiba mais
Mercado e estratégia

Mercado e estratégia

Saiba mais
Tendências e Comportamento de Compra

Tendências e Comportamento de Compra

Saiba mais
Brand

Brand

Saiba mais
Comunicação

Comunicação

Saiba mais
Teste de Conceitos

Teste de Conceitos

Saiba mais
Público Interno

Público Interno

Saiba mais
Pricing

Pricing

Saiba mais
Auditoria

Auditoria

Saiba mais

ASSERTIVIDADE, QUALIDADE E CONFIABILIDADE.

Solicite um Orçamento

Entre em contato conosco


Nossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.