Imagem da marca




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A marca é um dos principais ativos de uma organização e impacta diretamente os resultados de venda. Uma marca é mais que a somatória dos seus elementos visuais, como símbolos, cores e textos, por exemplo.
Bem como esses atributos, ela é igualmente uma estratégia de marketing e comunicação, que se vincula aos seus atributos, benefícios, valores e sua personalidade.
Uma marca constrói sua imagem através das diversas experiências que seus clientes vivenciam. Essas experiências acontecem por meio de associações e interações ao longo do tempo.




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Assim sendo, a avaliação de imagem da marca é uma obrigação básica e essencial para os gestores de marketing. É por meio desta avaliação que as organizações poderão mensurar os resultados sobre os investimentos e efetividade nas estratégias de marketing.
Neste processo, avaliamos o nível de conhecimento da marca (índice de lembrança da marca), as associações da marca e identificação dos atributos. Da mesma forma, avalia-se também a percepção do posicionamento e diferenciais competitivos pelos consumidores e em comparação à marcas concorrentes.




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É importante conduzir a avaliação da imagem da marca por estudos qualitativos e quantitativos. Como resultado, cria-se uma compreensão aprofundada sobre os componentes da marca e seus indicadores de desempenho, como o índice de lembrança.
Este é um estudo complexo e que precisa ser conduzido por especialistas no assunto.
No Instituto Olhar você encontrará uma equipe altamente qualificada para avaliação da imagem da sua marca. Converse com um de nossos especialistas.


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Experiência do Cliente

A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.

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A netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.

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Tendência e Comportamentos de Compra

O envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.

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Um dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.

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Ao mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.

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Satisfação do Cliente

A medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.

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Experiência do cliente e Opinião

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