A marca é um dos principais ativos de uma organização e impacta diretamente os resultados de venda. Uma marca é mais que a somatória dos seus elementos visuais, como símbolos, cores e textos, por exemplo.
Bem como esses atributos, ela é igualmente uma estratégia de marketing e comunicação, que se vincula aos seus atributos, benefícios, valores e sua personalidade.
Uma marca constrói sua imagem através das diversas experiências que seus clientes vivenciam. Essas experiências acontecem por meio de associações e interações ao longo do tempo.
Assim sendo, a avaliação de imagem da marca é uma obrigação básica e essencial para os gestores de marketing. É por meio desta avaliação que as organizações poderão mensurar os resultados sobre os investimentos e efetividade nas estratégias de marketing.
Neste processo, avaliamos o nível de conhecimento da marca (índice de lembrança da marca), as associações da marca e identificação dos atributos. Da mesma forma, avalia-se também a percepção do posicionamento e diferenciais competitivos pelos consumidores e em comparação à marcas concorrentes.
É importante conduzir a avaliação da imagem da marca por estudos qualitativos e quantitativos. Como resultado, cria-se uma compreensão aprofundada sobre os componentes da marca e seus indicadores de desempenho, como o índice de lembrança.
Este é um estudo complexo e que precisa ser conduzido por especialistas no assunto.
No Instituto Olhar você encontrará uma equipe altamente qualificada para avaliação da imagem da sua marca. Converse com um de nossos especialistas.
"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"
A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.
Saiba MaisA netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.
Saiba MaisO envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Saiba MaisUm dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.
Saiba MaisAo mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.
Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
Saiba MaisNossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.