Elasticidade de preço




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A elasticidade de preço ou também denominada como “elasticidade de preço da demanda”, é uma medida de sensibilidade sobre o impacto que a variação de preço causa na demanda.
Determinar o melhor preço a ser praticado não é uma tarefa fácil, pois quase sempre independe apenas da determinação pela organização.
Os consumidores, normalmente, fazem suas comparações de forma relativa. Isso quer dizer que comparam o preço de um produto de uma organização em relação ao preço praticado pelos concorrentes.
Os estudos de elasticidade tendem não só verificar a relação direta sobre efeito na demanda, mas buscam identificar os elementos balizadores no processo de comparação e estimar a relação ganho e perda para os concorrentes identificados.




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É fundamental que a pesquisa de elasticidade de preço também esteja acompanhada de uma análise estatística de preços. Dessa forma avaliando o histórico de vendas e outros fatores que influenciam a relação de causa e efeito.
Também é comum que estes estudos sejam acompanhados de experimentos junto a consumidores e mensurado os resultados de venda, com entendimento das justificativas ou critérios de escolha adotados pelos consumidores.
A construção de um modelo de verificação adequado requer experiência considerável. Converse com um de nossos especialistas antes de planejar um estudo de elasticidade de preço.


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