Existem diferentes papeis exercidos no processo de compra de um produto ou serviço. Os compradores de um produto, por exemplo, podem ou não ser os usuários (consumidores) de um determinado produto, o que altera significativamente a sua relação com o processo de lembrança, associações e escolha de uma marca.
Ao comprar um produto alimentar para seus filhos, por exemplo, um pai pode se comportar de maneira totalmente diferente e mais criteriosa no processo de escolha de uma marca, do que ao realizar a compra de um produto para seu consumo.
Um exemplo é a mudança de comportamento na compra de produtos em um supermercado, por pais acompanhados pelos filhos, que se tornam influenciadores na escolha de produtos com mais apelo visual de personagens, cores e outros que despertem atenção das crianças. Ao estarem presentes, os pais podem realizar a compra de uma marca diferente, não habitual e menos amparada em racionalidade.
Mais recentemente as organizações têm buscado entender melhor as diferenças de comportamento e de papeis no processo de compra e consumo, para estruturar uma comunicação, presença e elementos que influenciem melhor a escolha pelos seus produtos nos pontos de venda.
No Instituto Olhar os gestores de marketing e trade encontrarão uma equipe qualificada e com sólida formação em marketing para construção de estudos robustos e que permitam melhor compreensão deste fenômeno.
"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"
A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.
Saiba MaisA netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.
Saiba MaisO envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Saiba MaisUm dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.
Saiba MaisAo mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.
Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
Saiba MaisNossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.