Existem distintas formas para se estimar o mercado potencial como, por exemplo, pelo número de potenciais clientes de determinado perfil socioeconômico, em determinado território. Essas estimativas também pode acontecer pelo percentual de posse ou utilização de um produto ou serviço no mercado em análise.
Seja em qualquer método, as estimativas precisam considerar o ambiente de mercado, medindo o impacto futuro (queda ou crescimento) sobre momento econômico vivido e previsto.
Um significativo avanço do estudo de mercado potencial é a possibilidade de gerar análise passada. Ela busca entendimento sobre os elementos que influenciam direta ou indiretamente o seu tamanho, bem como a capacidade de gerar análises preditivas.
Já o estudo de demanda deve levar em conta o tamanho do mercado potencial e apurar, por meio de uma pesquisa primária, a quantidade de pessoas com capacidade financeira e interesse de compra de um determinado produto ou serviço.
São diversos benefícios proporcionados por um bom estudo de demanda e potencial mercado. De posse dele é possível alocar melhor a verba de marketing, estabelecer a melhor estratégia para o mercado e imprimir um ritmo de crescimento. De mesmo modo, é possível estabelecer uma previsão vendas e orçamento, se antecipar a eventuais declínios ou crescimento de mercado, ajustar produtos ou serviços para obtenção de melhor resultado, dentre outros.
Técnicas de pesquisa como conjoint, por exemplo, podem auxiliar na identificação dos atributos mais desejados pelos potenciais clientes, proporcionando ajustar um produto ao mercado e melhorando a sua projeção de venda.
A demanda potencial também pode ser estimada para novos produtos ou serviços, ou mesmo para produtos existentes em um novo mercado.
Seja qual for o seu mercado ou o seu produto é fundamental contar com uma empresa de pesquisa qualificada e com experiência. Converse com um de nossos consultores e saiba um pouco mais.
"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"
A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.
Saiba MaisA netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.
Saiba MaisO envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.
Saiba MaisUm dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.
Saiba MaisAo mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.
Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
Saiba MaisNossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.