Avaliação da experiência do usuário (UX – User Experience)




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Avaliação de UX é o processo de coleta e avaliação de dados sobre como seus usuários vivenciam e interagem com seu produto, depois usando esses dados para melhorar a experiência do mesmo.
Assim, a avaliação da experiência do usuário mede a forma como o usuário experimenta um sistema, produto ou serviço. Dentre alguns fatores essenciais estão a utilidade, facilidade de uso ou eficiência.
Dessa forma, apesar da medida da experiência ser subjetiva, variando de usuário para usuário, os critérios ou atributos a serem avaliados são bem definidos e objetivos para o correto direcionamento do estudo.




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Normalmente, medimos a experiência de forma antecedente ao seu lançamento para que se possam adotar medidas correções e melhorias.
Os estudos ou pesquisas para avaliação da experiência do usuário acontecem de diferentes formas, fazendo uso de metodologia qualitativa via grupos focais, testes observados ou métodos quantitativos como entrevistas ou questionário auto aplicado.




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Nesse sentido, um dos questionários muito utilizados é o UEQ – Questionário de Experiência do Usuário, que mensura 26 itens em 06 grupos, sendo: Atratividade; Controle; Eficiência; Estimulação; Novidade; Perspicuidade e outros como a medida de Dimensões de Estética e Análise Heurística.
Seja qual for o caminho, escolha uma empresa de pesquisa com experiência e com profissionais especialistas no assunto.


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Experiência do Cliente

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Experiência do Cliente

A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.

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A netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.

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Tendência e Comportamentos de Compra

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O envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.

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Um dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.

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Ao mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.

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Satisfação do Cliente

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Satisfação do Cliente

A medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.

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