A análise sensorial de uma marca envolve o entendimento dos sentidos dos consumidores e que afetam as suas percepções, julgamentos e comportamentos a cerca de uma determinada marca ou produto. A busca pela distinção de uma marca de outras concorrentes passa pela adoção de aspectos sensoriais da mesma. Isso acontece especialmente quando os atributos funcionais, racionais, preço, ou qualidade são similares.
Os aspectos sensoriais e simbólicos, são medidas baseadas em elementos mais emocionais e psicológicos, do que funcionais, que permitem compreender a identidade e os valores de uma marca. O entendimento de noções abstratas da marca ou produto, como por exemplo, elegância, sensualidade e modernidade podem criar gatilhos subconscientes na percepção dos consumidores.
Basicamente podemos dizer que os aspectos funcionais, são todos os componentes de um produto, ou seja, aquilo que ele se propõe a fazer. Normalmente, se ignorados os fatores sensoriais ou simbólicos, teremos o entendimento que os consumidores tomam somente decisões baseadas somente na racionalidade, o que não é verdade.
Não se pode ignorar que os aspectos funcionais têm a premissa básica de satisfazer os consumidores, atendendo de forma plena as suas expectativas. Entretanto, os elementos sensoriais e simbólicos ascendem aos aspectos hedônicos, ou de prazer, de identificação, que podem superar os elementos centrais. Da mesma forma, eles podem proporcionar uma experiência que transcende aos aspectos básicos, eventualmente regulando encantamento, fidelidade e lealdade a marca.
Os estudos de aspectos sensoriais e funcionais de uma marca ou produto precisam caminhar juntos, pois não são elementos isolados, pelo contrário, caminham juntos.
Existem diversas técnicas de pesquisa associadas a estes estudos, converse com um de nossos especialistas e saiba um pouco mais.
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Saiba MaisA medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.
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