Árvore de decisão de compra




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O processo de decisão de compra de um produto é realizado em etapas, que vão desde a descoberta de um desejo ou necessidade, a descoberta de alternativas, a avaliação das alternativas, intenção de compra, comparação dos atributos, avaliação de experiências anteriores (associação de risco), fatores situacionais imprevistos, até a decisão de compra.
São registros gráficos que ajudam fabricantes e varejistas a entender os hábitos de compra dos consumidores.
Da mesma forma, eles auxiliam na compreensão os processos de tomada de decisão seguidos por indivíduos enquanto compram uma categoria.
Essencialmente, a árvore de decisão do consumidor identifica e prioriza todas as decisões que um consumidor toma enquanto faz suas compras.
Ela proporciona uma compreensão mais profunda do comportamento e das motivações de seu comprador.
Ao longo do processo de decisão, o consumidor, para reduzir as suas incertezas e realizar a melhor ou mais adequada escolha, elenca critérios em um sistema hierárquico, o que chamamos de árvore de decisão de compra.
Esses critérios variam, mas podem ser, por exemplo, coisas como promoções, localização da loja, layout da loja, marcas disponíveis e muitos outros fatores.




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Alguns dos critérios podem ter maior e menor peso em sua decisão. Em síntese, estudar estes elementos permitem aos gestores dedicar mais esforço competitivo aos critérios mais importantes para decisão de compra dos consumidores.
Isso aumenta suas chances de sucesso e reduz o nível de esforço para conquistar novos clientes, por exemplo.
Especialistas de marketing são essenciais na condução de um estudo de árvore de decisão. No Instituto Olhar você encontrará uma equipe consultores qualificados e experientes.


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A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.

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A netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.

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Ao mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.

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A medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.

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