Áreas de Influência e Potencial de Mercado




About

O estudo de área de influência, apesar de ser um conceito antigo, é de grande relevância para as decisões de marketing. Existem inúmeras contribuições a partir do conhecimento de onde residem ou trabalham seus clientes.
A primeira e mais importante é a perspectiva territorial. Com base no conhecimento de onde estão seus clientes é possível entender a distância e mensurar o nível de esforço dos seus clientes para adquirir seus produtos e/ou serviços.
Também é possível identificar de barreiras geográficas que impedem acessar determinas regiões, identificação de concorrentes e áreas de convergência, dentre outros.




About

Área de Influência vs Potencial de Mercado

Em segundo plano a identificação de área de influência permite um melhor conhecimento sobre o potencial de mercado.
Ao cruzar dados de localização dos clientes com dados do IBGE, por exemplo, é possível entender o nível socioeconômico da sua região de atuação.
Além disso, é possível também mensurar a quantidade de potenciais clientes, estimar a sua participação de mercado, mensurar o seu nível atratividade e outros.
Em terceiro, permite aos gestores um melhor planejamento das suas ações de venda, comunicação e de combate a concorrência.
O planejamento de comunicação pode identificar as principais vias de acesso ao estabelecimento e escolher os melhores pontos para ações de comunicação, por exemplo.
Da mesma forma, é possível definir estratégias de venda para captação de clientes em áreas com público potencial onde a baixa participação da empresa e, até mesmo, se fortalecer onde já exista presença marcante.




About

Para realização de um estudo de área de influência e potencial de mercado é fundamental que as organizações tenham um bom CRM com dados dos clientes. É preciso também ter conhecimento de bases de dados públicas que possam qualificar o entendimento do território.
Desse modo, eventualmente é possível realizar pesquisas de mercado direcionadas para conhecer mais a fundo as características e fatores de influência na decisão compra da população local.
O Instituto Olhar é especialista em estudos de área de influência e potencial de mercado. Converse com um de nossos especialistas e veja como podemos auxiliar com informações úteis ao seu planejamento e tomada de decisão.


Fale Conosco

Nossas soluções para o mercado


"Conquiste seus objetivos sabendo o que acontece"

Mapa

Experiência do Cliente

Close

Experiência do Cliente

A experiência do cliente é avaliada ao longo da jornada do cliente, fornecendo dados relevantes sobre os pontos de contato, ou mesmo insights para melhor adequação dos produtos ou serviços da organização.

Saiba Mais

Netnografia

Close

Netnografia

A netnografia é uma pesquisa de origem antropológica na qual o pesquisador se insere no ambiente analisado, no caso o ambiente digital, para identificar significados e rituais de um determinado grupo ou comunidade.

Saiba Mais

Tendência e Comportamentos de Compra

Close

Tendência e Comportamentos de Compra

O envolvimento está intrinsicamente ligado ao processo de lealdade. Quanto maior o nível de esforço empregado em um processo de compra maiores as chances de o consumidor sair satisfeito e de gerar lealdade a marca.

Saiba Mais

Brand

Close

Brand

Um dos elementos centrais para o brand equity é a análise da relação de influência dos apelos utilitários e emocionais que a comunicação da marca tem sobre a atitude do consumidor e sua percepção da marca e produto.

Saiba Mais

Jornada do Cliente

Close

Jornada do Cliente

Ao mapear estes pontos de contato e avaliar a experiência dos clientes, os gestores têm uma rica ferramenta para se aprofundar nos processos de atendimento e interação com seu público.

Saiba Mais

Satisfação do Cliente

Close

Satisfação do Cliente

A medida de satisfação é um importante indicador para acompanhar a experiência do cliente (CX - Customer Experience) ao longo de todas as etapas de contato.

Saiba Mais
Experiência do cliente e Opinião

Experiência do cliente e Opinião

Saiba mais
Mercado e estratégia

Mercado e estratégia

Saiba mais
Tendências e Comportamento de Compra

Tendências e Comportamento de Compra

Saiba mais
Brand

Brand

Saiba mais
Comunicação

Comunicação

Saiba mais
Teste de Conceitos

Teste de Conceitos

Saiba mais
Público Interno

Público Interno

Saiba mais
Pricing

Pricing

Saiba mais
Auditoria

Auditoria

Saiba mais

ASSERTIVIDADE, QUALIDADE E CONFIABILIDADE.

Solicite um Orçamento

Entre em contato conosco


Nossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.