Netnografia




About

A netnografia é realizada com o mesmo princípio dos estudos etnográficos, se diferenciando pelo ambiente em observação, neste caso o virtual. Como exemplo, pode-se estudar como os consumidores se relacionam com o processo de consumo, comunicação e relacionamento com marcas e produtos a partir da internet, sites, mídias sociais e comunidades virtuais.
A netnografia permite a compreensão de um fenômeno de consumo ou relacional de forma profunda. Dessa forma entende-se com clareza as relações firmadas, os conceitos, valores, hábitos, comportamentos e fontes de influência, no ambiente digital.
Nesse caso, o diferencial é que a coleta de dados acontece quando os consumidores se comportam livremente. Ao contrário de pesquisas nas quais os consumidores às vezes respondem para evitar constrangimentos ou agradar ao pesquisador.




About

Além do processo de observação e interação com usuários, no ambiente digital existe uma massa de dados que enriquece a análise do fenômeno em estudo. São diversos registros e relatos, por exemplo, em mídias sociais, que proporcionam uma contextualização e por vezes auxiliam em uma melhor compreensão. Nesse sentido, é comum agregar aos estudos netnográficos, ferramentas de captura dados e análise de big data.
Devido a crescente participação na balança comercial, a crescente interação social e aumento no tempo de conexão dos usuários, os estudos no ambiente digital estão se tornando cada vez mais relevantes.


Fale Conosco

Nossos Serviços


Nossos projetos são conduzidos por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada. Buscamos por meio de quaisquer técnicas de pesquisa a solução que melhor ajuda nossos clientes.

ASSERTIVIDADE, QUALIDADE E CONFIABILIDADE.

Solicite um Orçamento

Entre em contato conosco


Nossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.