Dados de Observação




About

Assim como nos estudos qualitativos, a pesquisa por observação também faz parte das técnicas de pesquisa quantitativas. Diferente do método qualitativo, onde busca-se compreender determinado fenômeno, no princípio quantitativo ela busca quantificar, contar ou estimar dados para finalidades análises estatísticas.
As pesquisas por observação são aquelas onde o pesquisador é um agente passivo e que observa determinado fenômeno realizando registros formais sobre os acontecimentos.
É muito comum aplicação da mesma para contagem de fluxo. Como exemplo temos a contagem da quantidade de pessoas que entram em determinado estabelecimento ao longo do dia, ou contagem de veículos em uma via.




About

Mas existem diversas outras aplicações, como a identificação de procedimentos ou atividades desempenhadas, por exemplo em um processo de manufatura ou logística, onde são observadas as atividades desempenhadas pelos colaboradores, na identificação de padrões ou de boas práticas relacionadas a um melhor desempenho.
A observação se limita a reunião de dados enquanto o fenômeno está acontecendo, o que exige organização e preparo, principalmente quando o fenômeno em observação é de curta duração.
Para condução de pesquisas quantitativas por observação é fundamental ter um instrumento de coleta de dados bem planejado, ou mesmo utilização de equipamentos que auxiliem ou permitam quantificar os elementos de controle do estudo.


Fale Conosco

Nossos Serviços


Nossos projetos são conduzidos por uma equipe multidisciplinar, qualificada e especializada. Buscamos por meio de quaisquer técnicas de pesquisa a solução que melhor ajuda nossos clientes.

ASSERTIVIDADE, QUALIDADE E CONFIABILIDADE.

Solicite um Orçamento

Entre em contato conosco


Nossos especialistas estão a disposicão para lhe ajudar com suas duvidas e problemas.