Entenda a importância dos dados para a tomada de decisão nas organizações

13 ago

Entenda a importância dos dados para a tomada de decisão nas organizações

As escolhas e os direcionamentos dependem da tomada de decisão nas organizações. Cabe aos gestores esse papel fundamental e decisivo para a longevidade da empresa.

Uma forma eficaz para a tomada de decisão é a análise do macroambiente de marketing, que é composto dos dados e relatórios atualizados sobre os fatores externos que influenciam diretamente na organização. Mesmo que não possam ser mudados, eles oferecem a oportunidade de entender falhas e trazer decisões acertadas para a sua companhia.

Mas, diante da pressão de mercado, como tomar decisões efetivas que promoverão melhorias para o seu negócio? Confira algumas dicas infalíveis para acertar na tomada de decisão!

Tome decisões com base na realidade da empresa

Um bom gestor conhece todos os setores que compõem a empresa. É imprescindível entender os dados financeiros, comerciais e de recursos humanos do negócio para que as decisões não influenciem positivamente em um lado e negativamente em outro.

A função do gestor é tomar decisões equilibradas para a empresa como um todo, sem causar prejuízos ou danos irreparáveis em áreas separadas da companhia.

Se a empresa tem potencial de crescimento, mas ainda não está consolidada financeiramente, por exemplo, não dê passos maiores que as condições reais. Essa decisão pode custar a saúde da organização.

Decisões erradas ou não fundamentadas podem gerar baixa lucratividade, insegurança e quedas de produtividade, além de afetarem diversos setores que precisam estar alinhados para o bom funcionamento da companhia.

Avalie o contexto do negócio

Não isole a empresa do mercado e entenda como os concorrentes diretos e indiretos estão atuando para compreender como você deve se posicionar para tirar o melhor proveito dos erros e acertos que observa.

É importante buscar o melhor entendimento sobre o comportamento do seu consumidor e como atingir novos potenciais clientes. Isso fará com que as decisões sejam mais direcionadas e, por muitas vezes, mais eficazes.

Decida-se com base na análise da equipe e dos gargalos

Busque analisar cada setor específico da sua empresa, principalmente utilizando o indicador-chave de performance, conhecido também como KPI (Key Performance Indicator), que serve para mensurar os resultados diante de um conjunto de ações ou de iniciativas dos colaboradores e que estão gerando resultados positivos para a empresa.

Os KPIs ajudam a tomar decisões inteligentes por meio da escolha dos dados corretos que devem ser considerados na hora de traçar a estratégia ideal para atuação no mercado. Não trabalhe com achismos! Um bom gestor toma as suas decisões baseadas em fatos e dados.

Posicione-se e saiba liderar a equipe

Um bom gestor precisa analisar dados de micro e macroambientes, ou seja, tanto os fatores externos, que influenciam diretamente na empresa, quanto os fatores internos, como a liderança da equipe.

Os dados são a maior fonte de informação que baseiam a tomada de decisão do gestor. Para que uma equipe esteja alinhada com os interesses da companhia, é preciso que ela tenha acesso às informações e possa disseminar os dados, dando mais foco ao trabalho e criando o senso de direção voltado aos objetivos organizacionais da empresa.

Tenha sempre uma segunda estratégia em mente

O planejamento é fundamental para as estratégias da empresa, no entanto, imprevistos acontecem. Por isso, trabalhe sempre com uma segunda opção de possíveis soluções para problemas e situações inesperadas.

Tenha sempre uma estratégia emergencial para conter possíveis prejuízos e contratempos. Não espere que as situações se revelem para, então, pensar em soluções. Esteja sempre um passo à frente!

A tomada de decisão é fundamental para o crescimento e a expansão de uma empresa. O gestor deve ser a pessoa mais atenta a tudo que ocorre dentro e fora da companhia para entender as melhores ações e o momento certo de aplicá-las.

Que tal? Gostou deste post com dicas para tomada de decisão nas organizações? Então, aproveite para nos seguir nas redes sociais a fim de receber informações em tempo real!