Entenda como a competição de mercado é importante para os negócios!

13 dez

Entenda como a competição de mercado é importante para os negócios!

Entenda como a competição de mercado é importante para os negócios! Para muitos gestores, a competição de mercado é um problema. Ter várias empresas disputando os mesmos clientes obriga a companhia a ter um elevado nível de atenção às suas políticas de suporte ao cliente e aos processos de marketing e de gestão fiscal.

Porém, empreendedores de sucesso sabem que a competição de mercado deve ser vista como uma forma de tornar a empresa mais inteligente e inovadora. Saber como os concorrentes se posicionam permite tomar decisões mais assertivas, além de evitar erros que podem custar caro para a empresa.

Quer saber o motivo? Então, siga a leitura deste texto!

É possível utilizar a competição de mercado como algo positivo?

Nos últimos anos, empresas passaram por grandes mudanças. A maior integração da tecnologia ao dia a dia dos negócios rompeu barreiras e ampliou o nível de competitividade de várias áreas. Em outras palavras, conseguir atingir metas comerciais de médio e longo prazo nunca foi tão complexo.

Diante disso, muitos gestores passaram a ver a concorrência como inimiga. Porém, essa é uma atitude que deve ser evitada ao máximo: grande concorrência não só é um sinal de alta demanda pelos produtos e serviços do setor, mas também uma forma de estimular o negócio a ser mais inovador e eficaz.

Quando a competição de mercado é grande, os gestores são motivados a buscarem métodos mais inteligentes de executar as mesmas atividades. Além disso, o foco das estratégias da companhia passa a ser voltado para as demandas do consumidor.

Isso beneficiará a todos. O consumidor poderá utilizar serviços e produtos mais inteligentes, inovadores e eficazes. Além disso, a empresa terá o estímulo para garantir que os seus processos sejam econômicos, integrados e eficazes.

De acordo com o Prof. Dr. Matheus Lemos de Andrade, é fundamental focar os desejos e necessidades dos potenciais clientes. Contudo, para vencer a disputa de mercado a empresa deve estar sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Quais as estratégias necessárias para tornar a empresa mais eficaz e competitiva?

Para contornar os desafios colocados pelo alto nível de competição de mercado, a empresa precisa avaliar a sua posição no ambiente de vendas e identificar quais são os passos que podem ser tomados para ter um fluxo de trabalho mais inteligente. Portanto, confira abaixo quatro estratégias para manter seu negócio competitivo, contando com o apoio da concorrência!

Avaliar os serviços dos concorrentes

Ainda que atuem no mesmo setor, duas empresas podem ter estratégias de operação totalmente diferentes. Seja em função do perfil do negócio, seja em razão dos seus objetivos e da necessidade de atingir uma parte específica do público-alvo, cada companhia define uma rotina de trabalho e um conjunto de serviços e produtos que estão alinhados com fatores internos e externos.

Avaliar como os concorrentes estão estruturados, nesse cenário, é uma oportunidade única de ter novos insights sobre a empresa. Quando o gestor compara a sua companhia com aquelas que buscam o mesmo espaço no seu mercado de atuação, fica mais fácil verificar se existem produtos que possam ser otimizados ou rotinas que sejam executadas de uma forma pouco eficaz. Além disso, a empresa terá mecanismos para identificar quais erros não devem ser replicados a partir das experiências de terceiros.

Otimizar o atendimento a consumidores

O melhor tipo de cliente é aquele que é fidelizado. Se esse é o caso do seu consumidor, você tem a certeza de que a companhia sempre terá receitas garantidas, além de propaganda gratuita.

Uma das formas mais inteligentes e eficazes de fidelizar consumidores é investir em uma boa política de atendimento. Garanta que os profissionais da área tenham um fluxo de trabalho pautado por múltiplos canais de contato, alta disponibilidade e uma busca constante por melhorias.

Também trabalhe a linguagem utilizada, que deve sempre ser alinhada com o seu perfil de consumidor. Assim, ficará mais fácil criar uma boa experiência de compras, mesmo que problemas ocorram. Além disto, Uma ótima forma para avaliar a qualidade do seu atendimento é a técnica de pesquisa conhecida como Cliente Oculto.

Conhecer melhor o público-alvo da companhia

Para otimizar as estratégias de médio e longo prazo, é crucial conhecer o seu público-alvo e a buyer persona da empresa. Isso permite que todas as atividades sejam mais bem estruturadas, do suporte às peças de marketing.

Faça, portanto, pesquisas de mercado e contato direto com os seus consumidores. Avalie dados, como o histórico de compras de cada consumidor, os registros de atendimento e as reclamações. Isso permite que o alinhamento de estratégias entre a companhia e as tendências de mercado seja muito mais inteligente.

Ter a tecnologia como aliada

Soluções de TI têm um grande impacto no negócio quando bem utilizadas. Portanto, uma forma de garantir que o negócio possa vencer os desafios de uma economia com alto nível de competição de mercado é adotar a tecnologia como ferramenta estratégica.

Fique atento a tendências da área e ao impacto que elas têm sobre o seu setor. Também avalie quais as demandas internas. Dessa forma, será possível criar um fluxo de investimentos eficaz e capaz de agregar valor para a companhia.

Quais são os conhecimentos que posso buscar para tornar a minha empresa mais competitiva?

O gestor de qualquer empresa deve trabalhar para sempre maximizar a competitividade da sua companhia. Uma das formas de conseguir identificar no que é necessário investir para atingir esse objetivo é mantendo-se sempre atualizado com as últimas tendências do mercado.

A melhor forma de garantir que a companhia possa enfrentar a competição de mercado com alta performance é manter as suas habilidades como gestor. Ou seja, não basta apenas trabalhar para otimizar os processos do negócio, mas também se faz necessário otimizar o próprio currículo.

Invista em conferências, cursos e na leitura de blogs sobre os temas relacionados ao setor de atuação da sua companhia. Também leia livros, como Marketing de Guerra e Marketing de Guerrilha.

Esses meios de comunicação e as publicações mencionadas acima têm estratégias divulgadas e testadas por empresas de todo o planeta. Assim, ficará muito mais fácil avaliar qual o melhor modo de tornar o negócio mais inteligente e preparado para lidar com os desafios colocados pela concorrência.

A competição de mercado faz parte do dia a dia de qualquer companhia. Porém, quando o negócio passa a enxergar esse fator como algo positivo, a sua capacidade de realizar vendas pode ser elevada ao máximo.

Conhecer a sua concorrência e o modo como ela está posicionada permite identificar se os processos internos estão bem estruturados. Além disso, quando a companhia mantém um olhar atento para a sua área de atuação, a competição de mercado deixa de ser um problema e passa a ser um modo de avaliar quais são as estratégias mais eficazes e dinâmicas para conquistar consumidores.

Gostou deste conteúdo e quer continuar aprendendo? Então, acompanhe-nos no LinkedIn!

A Jumppi é uma empresa de inteligência e Pesquisa de Mercado com mais de 20 anos de experiência. Entre em contato com um de nossos colaboradores e saiba mais como podemos ajuda-los.